Até o momento, temos 9.642 vias cadastradas em 1713 locais de 423 cidades de 24 estados brasileiros , sendo, 4530 vias tradicional, 4386 vias esportivas, 1 via hard grit, 598 lances de bouldering, 60 vias big wall, 6 vias de descida, 61 vias artificiais.
Descrição: A Pedra Bonita faz parte de uma extensa cadeia montanhosa, que segue de nordeste a sudoeste, na divisa dos estados de MG e do RJ. Algumas de suas vias de escalada se encontram, portanto, na porção situada em Minas Gerais; enquanto outras - a maioria - no lado do Estado do Rio de Janeiro. A porção situada no Rio de Janeiro está localizada no distrito de Santa Cruz, possui 9 vias de escalada e suas paredes têm aproximadamente 500 m de extensão. No verão, pode ser extenuante a escalada desta rocha pois o sol pega na pedra o dia inteiro. Portanto, a dica é levar bastante água e ser eficiente nas cordadas para não perder tempo.
Como chegar à base: De Pádua, siga por 23km em direção a Santa Cruz (distrito). Chegando lá, siga pela rua à direita da pracinha e continue por mais 2km de estrada de terra. Pegue uma bifurcação à direita subindo e logo se estará com a pedra à esquerda. Estacione e faça uma caminhada, que varia de 10min para a via mais próxima até 30min para vias mais distantes.